Aluno: Henrique Miguel Fernandes Freitas Silva
Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado (TFM) investiga a relação entre a transição ambiental e o mercado de trabalho em Portugal, incidindo na análise dos “empregos verdes”, tanto ao nível da oferta como da procura no mercado de trabalho. São analisadas as evoluções e as tendências relativamente ao mercado de trabalho e aos empregos de cinco profissões verdes. As fontes informativas principais da investigação empírica foram: as ofertas e procuras de emprego registadas nos Centros de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2014 e 2023, e microdados dos Quadros de Pessoal recolhidos pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP-MTSSS) de 2010 a 2021. Analisa-se ainda o sistema de ensino e formação relacionado com a área ambiental.
Não existindo consenso na literatura sobre o conceito de empregos verdes, são elencadas definições e metodologias de identificação. As metodologias de identificação podem classificar-se em dois grupos, uma centrada nos setores de atividade e outra focada nas profissões, sendo esta última a utilizada neste TFM.
Os empregos verdes em Portugal apresentam desequilíbrios no mercado de trabalho qualitativamente distintos, com algumas profissões evidenciando excesso de oferta e outras excesso de procura. As características do emprego em cada uma das profissões estudadas em relação ao nível de educação, género, idade e remunerações são diversas. Os empregos verdes ainda têm um peso reduzido no mercado de trabalho português apresentando, no entanto, tendências de crescimento. A transição climática afeta o mercado de trabalho pela criação e eliminação de empregos e consequente necessidade de novas competências. A formação e requalificação são essenciais para mitigar ou evitar possíveis desequilíbrios resultantes da transição climática. Um estudo de diagnóstico e previsão das competências necessárias aos empregos verdes com vista a apoiar as políticas de educação e formação é uma das pistas para futura investigação.
Trabalho final de Mestrado