Aluno: Susana Paula Pereira De Faria Das Neves
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo central analisar os impactos da educação na pobreza e na privação material das famílias em Portugal, evidenciando os canais através dos quais esses impactos se processam. Utilizaram-se os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, de 2010, do Instituto Nacional de Estatística, a fonte oficial de estatísticas sobre a distribuição do rendimento, as condições de vida, a definição da linha de pobreza e para a estimação da taxa de pobreza.
Seguindo a literatura relativa à natureza multidimensional da pobreza, iniciada por Sen, os principais referenciais teóricos desta problemática foram abordados numa tripla perspetiva: colocando os retornos monetários (rendimento) e não monetários (privação material) no centro da equação da relação entre educação e pobreza; discutindo a importância do contexto familiar na mobilidade intergeracional; sublinhando a importância de uma perspetiva multidimensional da pobreza. Discutiu-se também a relevância dos indicadores de pobreza e exclusão social definidos no âmbito da Estratégia Europeia 2020.
Os resultados obtidos confirmam a heterogeneidade do efeito da educação nos diferentes percentis da distribuição do rendimento, assim como a existência de impactos negativos e crescentes da educação na probabilidade de risco de pobreza e privação material, à medida que aumenta a escolaridade dos indivíduos. OS elevados retornos da educação no mercado de trabalho, extensivos aos níveis de rendimento aquando da reforma, a transmissão intergeracional da educação e a prevalência de homogeneidade escolar no seio dos agregados domésticos constituem os principais canais de transmissão da educação na pobreza e na privação material em Portugal.
Trabalho final de Mestrado