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As motivações e incentivos dos trabalhadores das carreiras gerais da Administração Pública em tempo de crise

Aluno: Maria Helena Lopes Gomes


Resumo
Face ao contexto atual de envelhecimento dos serviços da administração pública, instabilidade organizacional, cortes salariais e ausência de incentivos para os trabalhadores, importa compreender de que forma estes podem ser incentivados para atingirem o melhor desempenho possível, determinante para um bom funcionamento dos serviços públicos e consequentemente atendimento dos cidadãos. Em primeiro lugar, através de uma revisão de literatura verificou-se que existem vários entendimentos, teorias e abordagens sobre as motivações dos trabalhadores do setor público e sobre os sistemas de incentivos que podem ser implementados. Assim, para compreender quais os incentivos que poderão motivar os trabalhadores foi realizado um estudo de caso na Autoridade para as Condições do Trabalho, enquanto organismo da administração central do Estado, constatando-se que os trabalhadores das carreiras gerais atribuem bastante importância à prossecução do interesse público, mas também são fortemente motivados por recompensas extrínsecas como a atribuição de prémios de desempenho, a estabilidade na relação laboral, o reconhecimento por parte da organização e a progressão na carreira. Conclui-se que existem vários incentivos não financeiros que poderiam motivar estes trabalhadores para um melhor desempenho, nomeadamente a implementação de quadros de honra, a concessão de dias de férias com base no desempenho e a criação de mais categorias nas carreiras gerais, acessíveis com base no desempenho, sem que tal implicasse necessariamente um aumento da remuneração. Para tal, o sistema de avaliação de desempenho teria de ser melhorado, atendendo à perceção dos trabalhadores de que o sistema atual não contribui efetivamente para a melhoria do seu desempenho.


Trabalho final de Mestrado