Aluno: Susana Maria Domingues AntÃo
Resumo
O presente trabalho teve como principais objectivos analisar a importância da regulação no sector financeiro e relacioná-la com o desempenho das instituições financeiras europeias entre os anos de 2000 e 2012.
Analisámos dez países europeus com diferentes níveis de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Para as instituições financeiras de cada um dos países analisámos os indicadores de desempenho: o rácio rendibilidade do activo (Return On Assets) e o rácio rendibilidade do capital próprio (Return On Equity).
Os principais resultados da análise indicam que, nos anos que antecederam a crise financeira internacional, os rácios de desempenho são maiores do que os rácios alcançados nos anos seguintes ao início da crise financeira internacional. A análise comparativa entre as dez principais instituições financeiras europeias e as dez principais instituições americanas revelaram que, em ambos os casos, os anos de 2007-2008 foram marcados por baixos rácios de rendibilidade. No entanto, os anos seguintes foram de recuperação, tendo as instituições americanas evidenciado melhores resultados do que as instituições europeias.
A principal conclusão que retiramos do presente trabalho é que a regulação financeira tem um papel fundamental no desempenho das instituições financeiras europeias. Após implementação de novos quadros regulatórios verificou-se uma melhoria dos níveis de desempenho na generalidade dos países analisados.
Trabalho final de Mestrado