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Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas

Aluno: Nuno Miguel Gaspar Marques Rosa


Resumo
Esta dissertação de mestrado tem como objectivos identificar os determinantes do sucesso académico no ensino superior bem como identificar critérios que sinalizem os estudantes em risco de insucesso escolar. Analisámos dados recolhidos nos registos académicos de uma faculdade pública de ciências sociais e humanas com informação acerca dos diplomados entre 2009-2011 e estimámos uma regressão linear das notas finais de licenciatura. Mostramos que a nota de candidatura à universidade e o contexto familiar são os principais determinantes do sucesso académico no ensino superior. Os nossos resultados estão em linha com resultados descritos na literatura, que indicam que os estudantes do género feminino obtêm melhor desempenho na universidade que os estudantes do género masculino. Obtivemos indícios de que os alunos com melhores notas não precisam de tempo suplementar para concluir o curso. A idade do aluno ou a sua participação no mercado de trabalho não mostraram ter qualquer impacto estatisticamente significativo no sucesso académico. Defendemos que devem ser feitos esforços, pelas instituições de ensino superior, no sentido de se recolherem informações que caracterizem, cada vez mais detalhadamente, os estudantes, com o objectivo de se poder estudar empiricamente fenómenos que afectam o corpo estudantil. Propomos que as instituições de ensino superior desenvolvam programas que combatam o prolongamento desnecessário do tempo para concluir um curso, uma vez que este parece estar associado a piores resultados. Sugerimos que as políticas públicas para o ensino superior devam estar articuladas com as políticas para o ensino, como um todo, e com as políticas sociais.


Trabalho final de Mestrado