Aluno: Marlene Sofia De AssunÇÃo Ferreira Gomes
Resumo
O outsourcing é um instrumento de gestão extremamente complexo que tem vindo a ser cada vez mais adotado pelo setor público. No entanto, o fraco conhecimento por parte das organizações ou a excessiva concentração na redução de custos através da sua utilização acabam por deturpar os seus verdadeiros benefícios, colocando, por vezes, em causa o bem-estar das sociedades. O seu impacto na eficiência, na flexibilidade e na qualidade dos serviços é algo que merece ser realmente compreendido, de modo a que, quando utilizado, existam ganhos para todos os intervenientes ou que, pelo menos, não exista qualquer tipo de prejuízo para nenhum deles.
Neste sentido, com a apresentação das suas componentes mais técnicas, das suas vantagens e desvantagens, entre outros aspetos fundamentais, e com a exposição de quatro estudos de caso, o presente trabalho analisa as condições e as circunstâncias que levaram cada organização a adotar esta estratégia, analisa o seu impacto em cada uma das variáveis, e analisa a relação existente entre elas. Para além disso, retira linhas orientadoras a partir dos casos de sucesso e importantes lições a partir dos casos de insucesso.
Os resultados obtidos permitiram concluir que o outsourcing não é apenas um instrumento mas sim todo um processo que requer uma especial atenção; que a importância do desenho, da realização do contrato e da negociação contratual é a componente chave para se alcançarem benefícios máximos para todos os intervenientes; e que os diferentes impactos provenientes da sua utilização se baseiam no trade-off eficiência versus qualidade.
Trabalho final de Mestrado