Aluno: Paulo Edgar Taveira Dias
Resumo
Nos últimos anos tem-se verificado um crescente interesse pelo e-Government, tendo mesmo passado a constituir um instrumento chave das estratégias de modernização administrativa da generalidade dos países.
Os potenciais benefícios das soluções que resultam do desenvolvimento tecnológico são amplamente conhecidos. Entre eles, destacam-se a melhoria dos serviços disponibilizados e o aumento da eficácia e eficiência das entidades públicas.
A literatura sugere contudo que uma elevada percentagem das iniciativas e-Government não atinge os objetivos propostos. Este facto enfatiza a necessidade de serem efetuados estudos que identifiquem os fatores que afetam o seu sucesso.
No presente trabalho de investigação são apresentados o conceito, âmbito e dimensões do e-Government. Através de uma revisão da literatura, são também apresentadas as barreiras e desafios, os fatores de falha e de sucesso das iniciativas e-Government.
Recorrendo a um estudo de caso que incluí seis iniciativas, é efetuada a contextualização do e-Government nacional e são identificados os fatores que afetam o seu sucesso.
Por fim, são apresentados alguns dos desafios que se colocam às futuras iniciativas e-Government e como se pode contribuir para o sucesso das mesmas.
Trabalho final de Mestrado