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Determinantes da escolha do modo de transporte na Área Metropolitana de Lisboa

Aluno: Eric Novazali Ibrahimo Habibo


Resumo
O objetivo desta dissertação é contribuir para uma maior compreensão dos fatores que influenciam a escolha do modo de transporte para viagens casa-trabalho na Área Metropolitana de Lisboa. Para tal, é realizada revisão da literatura e do trabalho de investigação na área; Descreve-se o inquérito implementado na AML em 2017 (IMob 2017), que serve de base de estudo. É realizada uma análise descritiva para AML e para o concelho de Lisboa. Com o intuito de responder à questão da investigação, são estimados dois modelos de regressão, um multinominal e um logístico discreto para as diferentes combinações do modo de escolha casa-trabalho. A análise empírica permite conhecer melhor quais os determinantes e como influenciam a escolha do modo de transporte. Os viajantes preferem o modo ativo (a pé e de bicicleta) para viagens mais curtas; altos níveis de rendimentos estão mais associados a viajar de carro; as condições de estacionamento em casa e no trabalho são os principais fatores que influenciam a decisão de ir de carro para o trabalho. Assim, os decisores políticos devem adotar uma estratégia que combine várias medidas, promovendo a mobilidade urbana sustentável através da intermodalidade. Para tal, deve-se investir para melhorar a qualidade dos transportes públicos, desenvolver uma campanha com foco nos benefícios de modo de transporte ativo, garantir que as infraestruturas são seguras e focar na gestão de estacionamento. Finalmente, é sugerido que este tipo de inquérito à mobilidade seja realizado numa prática mais recorrente para que seja possível perceber a evolução do comportamento e monitorizar as políticas públicas – sugere-se ainda uma alteração da estrutura do inquérito.


Trabalho final de Mestrado