Aluno: Mariana TomÁs Lopes
Resumo
O aumento expressivo do número de estrangeiros residentes em Portugal, sobretudo a partir da década de 90 do século XX, acentuou a preocupação governamental em criar uma estrutura que se ocupasse do acompanhamento da integração dos imigrantes na sociedade portuguesa. A expansão da atividade do ACIME (atual ACM) no início do novo século refletiu-se na criação dos CNAI (atuais CNAIM) nos principais centros urbanos do país e na descentralização desses mesmos serviços, através dos CLAII (atuais CLAIM), permitindo uma maior proximidade das populações imigrantes e uma resposta mais eficaz às suas necessidades.
Desde aí, Portugal tem vindo a destacar-se como um dos países com melhores políticas de integração de imigrantes. Neste estudo de caso no Concelho da Lourinhã procurámos contribuir para aprofundar o conhecimento sobre diferentes padrões de
integração de imigrantes e sobre como as políticas de integração se traduzem em práticas locais de apoio aos imigrantes. A principal metodologia utilizada foi a realização de entrevistas a representantes e técnicos institucionais, e um inquérito por questionário a imigrantes.
A principal conclusão foi a de que, embora o CLAIM se destaque positivamente na prestação de informações úteis para a resolução de questões burocráticas, as políticas locais de apoio aos imigrantes residentes no Município continuam a ter um impacto limitado na melhoria das suas condições de vida.
Trabalho final de Mestrado