Aluno: Filipa AraÚjo Fernandes
Resumo
As empresas têm um papel fundamental na concretização de um desenvolvimento sustentável, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todas as empresas possuem planos estratégicos, que se traduzem em relatórios/reportes corporativos, que incluem questões relacionadas com a sustentabilidade. Atualmente, o engagement das empresas para com os ODS depende sobretudo do envolvimento voluntário individual de cada empresa, assim como o desenvolvimento de práticas, políticas, iniciativas e, respetivos reportes, neste âmbito.
Esta tese abrange uma revisão de literatura que aborda assuntos de desenvolvimento sustentável, ODS e responsabilidade social corporativa. Aprofunda também conhecimento sobre o status atual do reporte corporativo financeiro e não financeiro, indicadores de sustentabilidade e reporte corporativo, no âmbito dos ODS. Emprega uma metodologia aplicada pela PricewaterhouseCoopers no SDG Reporting Challenge, baseada numa análise de conteúdo dos relatórios corporativos das empresas ? 34 indicadores representativos dos 17 ODS. Para aprofundar, desenvolve-se um caso de estudo com as 18 empresas constituintes do Índice Euronext PSI20.
Como resultado global final, percebeu-se que 4 anos após o lançamento oficial, é visível algum desalinhamento estratégico entre os diversos stakeholders que prosseguem o Desenvolvimento Sustentável (DS), como por exemplo, o Estado e o Tecido Empresarial. Quanto ao tecido empresarial, esta é uma realidade que conquista a simpatia do tecido empresarial, no entanto, ainda padece de alguma falta de empatia, compromisso e mudança efetiva, por parte das estruturas corporativas ? principalmente, a identificação de indicadores operacionais que expressem de forma adequada a relação entre as atividades da empresa e os seus impactos ESG no desenvolvimento sustentável.
Trabalho final de Mestrado