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SOCIAL MOBILITY IMPACT EVALUATION OF A POLICY OF EDUCATION IN BRAZIL: THE PROUNI PROGRAM

Aluno: Maria Julia Gomes De Moura


Resumo
Esta dissertação analisou a mobilidade social associada ao Programa Universidade para Todos (ProUni Programa Universidade para Todos), com o objetivo principal de melhorar a acessibilidade ao ensino superior para estudantes com baixo rendimento através da concessão de bolsas parciais ou integrais em universidades privadas do Brasil. O programa lançado em 2004 sob a presidência de Lula foi estudado aplicando a metodologia desenvolvida por Chetty et al.(2017). A mobilidade em termos de rendimento é analisada usando o rendimento do agregado familiar declarada dos estudantes beneficiários (bolsistas ou bolseiros) do ProUni. A mobilidade ascendente é definida como a percentagem de estudantes que atingem rendimentos superiores aos dos seus pais. No entanto, o índice de mobilidade não permite inferir uma relação causal direta entre o rendimento pré e pós-programa. Os resultados sugerem que o ProUni tem um efeito positivo na promoção da mobilidade social intergeracional no Brasil, em particular para aqueles que receberam bolsa integral.


Trabalho final de Mestrado