Aluno: Rita Isabel Correia PanÓias
Resumo
Este projeto consiste num relatório de Equity Research sobre a EDP Renováveis, S.A. (EDPR), com especial incidência na avaliação de um novo projeto de hibridização usando uma perspetiva de Opções Reais.
Foi aplicada uma abordagem de Soma das Partes para avaliar a empresa, aplicando o modelo de fluxos de caixa descontados a todos os segmentos, refletindo assim as idiossincrasias de cada um. A avaliação gerou um preço-alvo de €24.7/ação.
Foi ainda realizada uma análise complementar do novo projeto de hibridização em Portugal, uma vez que este foi anunciado após a conclusão do relatório inicial.
Tal como qualquer outro projeto renovável, os parques híbridos estão sujeitos a regulações restritas, e as licenças podem não ser aprovadas, o que pode causar constrangimentos na construção. Isto significa que o desenvolvimento do projeto é influenciado por incertezas antes da fase de construção ser atingida, que vão determinar se o parque é construído ou não. Ao incorporar as probabilidades de sucesso associadas a cada fase, concluiu-se que o Valor Atual Líquido subestimaria o projeto em €7.3M. Isto é, em grande parte, devido ao facto desta abordagem considerar que o investimento, uma vez feito, é irreversível e que o desenvolvimento do projeto é bem- sucedido. Assim, foram usadas Opções Reais uma vez que esta abordagem incorpora a flexibilidade de gestão, o que permite aos produtores tomar decisões durante a execução do projeto.
Trabalho final de Mestrado