Aluno: Margarida Carlos Condesso
Resumo
Este relatório fornece uma estimativa do preço-alvo para o final do ano de 2025 do CaixaBank S.A., um banco espanhol com presença significante na indústria bancária espanhola. Diversos métodos analíticos foram utilizados, incluindo também uma análise aprofundada das estratégias do banco e da competitividade dentro do setor bancário.
A recomendação para o CaixaBank S.A. é de “COMPRAR”, com um preço-alvo de €6,62 por ação, baseado no modelo de avaliação de Rendimento Residual. Esse preço-alvo sugere um potencial de valorização de 26,60%, com retorno anualizado de 16,06% durante um período de 19 meses, começando de um preço base de €5,23 por ação a 30 de Maio de 2024. Esta recomendação possui um nível de risco médio.
Apesar desta recomendação, as ações do CaixaBank atualmente são vendidas por um valor menor do esperado. Esta avaliação leva em conta vários fatores: melhorias provenientes da fusão em 2021 com o Bankia, investimentos contínuos em inovação e digitalização, uma base de clientes sólida e leal e melhorias nos pagamentos de dividendos. Para além disso, considera desafios externos como flutuações de taxas de juro, tensões geopolíticas atuais, mudanças regulatórias e possíveis desacelerações económicas.
Embora o Rendimento Residual tenha sido o método primariamente utilizado, outras metodologias de avaliação como o Modelo de Desconto de Dividendos, o Fluxo de Capitais Próprios e Avaliação por Múltiplos também foram aplicadas. Todos os modelos resultam numa recomendação de “Comprar”, exceto a Avaliação por múltiplos que faz uma recomendação de “Manter”. Este relatório de avaliação adere às diretrizes estabelecidas pelo Instituto CFA.
Trabalho final de Mestrado