Aluno: Diogo Miguel Martinho Pereira
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar e avaliar o produto estruturado Express Certificate Linked to MSCI Emerging Markets emitido pelo Deutsche Bank. O certificado é um produto autocallable com uma duração máxima de cinco anos, e que apresenta a possibilidade de término antecipado em qualquer um dos primeiros quatro aniversários se as condições para este evento forem verificadas.
A análise do produto inicia com a descrição das suas principais características, identificação dos principais riscos, vantagens e desvantagens para os investidores e apresentação de uma possível decomposição para o produto. Posteriormente, efetua-se a
sua avaliação e realiza-se o estudo das probabilidades do produto ter um término prematuro em cada aniversário ou de atingir a maturidade nos diferentes cenários possíveis. Adicionalmente, é realizada uma análise sensitiva da funcionalidade de autocall
e são calculados e analisados os Greeks do certificado.
Para a realização da avaliação do produto, foi aplicada a simulação de Monte Carlo com Geometric Brownian motion, e foram considerados dois cenários diferentes para o parâmetro da volatilidade: um baseado na volatilidade histórica e outro na volatilidade implícita.
A análise de sensibilidade da funcionalidade de autocall permite estudar o impacto que as modificações em três características distintas do produto têm no seu valor, bem como nas probabilidades de ocorrência de um término antecipado ou dos diferentes cenários de maturidade. As três características modificadas são: o número de datas de autocall, o seu timing e a dimensão das barreiras que desencadeiam um término prematuro.
A análise dos Greeks incide na compreensão do comportamento do Delta, Gamma, Vega e Rho ao longo do tempo máximo de vida do produto e para diferentes níveis de preços do ativo subjacente.
As principais conclusões retiradas do estudo deste produto nas suas diversas dimensões levam-nos a reconhecer a complexidade envolvida na análise de produtos com estas características.
Trabalho final de Mestrado