Aluno: Christin Kirstein
Resumo
Em todo o mundo, as empresas devem discutir e abordar a sub-representação das mulheres nos conselhos de administração. A pressão legislativa emerge.
A proposta da Comissão Europeia para estabelecer uma quota de género no conselho de administração foi recentemente aceite pelo Parlamento Europeu. Esta proposta está no seu caminho através do processo legislativo. De acordo com a proposta, as empresas grandes devem atender às procuras de igualdade de género nos conselhos de administração até 2020.
A discussão na Europa também irá impulsionar debates em regiões fora da Europa mais cedo ou mais tarde. Neste contexto é essencial conhecer como a implementação das quotas de género afetará o desempenho empresarial e a evolução económica em geral. O crescimento económico é impulsionado pela inovação, investigação e desenvolvimento de novas tecnologias. Nós estendemos a investigação existente, investigando a relação entre a composição do conselho de administração em termos de diversidade de género e os seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Atividades de pesquisa e desenvolvimento têm o potencial de estimular desenvolvimento económico. Será que a diversidade de género é relevante para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de uma empresa? Nós temos um grande amostra de empresas com origens da toda a parte do mundo. Assim podemos comparar regiões geográficas diferentes, o que também é uma extensão do trabalho empírico existente nesta área. Encontrámos resultados contraditórios para a influência da diversidade de género nos investimentos de pesquisa e desenvolvimento e encontrámos grandes diferenças no mundo.
Trabalho final de Mestrado