Aluno: Olga Silvana Tchokohondo Pedrosa
Resumo
A dissertação investiga os determinantes do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) em Portugal, e de forma a concretizar o estudo recolhemos dados económicos desde Janeiro de 1998 até Dezembro de 2018.
O IRS fornece as diretrizes que são fundamentais para os decisores políticos combaterem as diferenças de desigualdade em Portugal. Para tal no presente estudo, usamos seis variáveis explicativas e de controle, tais como, o crescimento do PIB, inflação, consumo privado, desemprego, troika e taxa marginal de imposto, que ajudarão a testar os objetivos do estudo. Efetuamos a analise de series temporais através do uso do método OLS para perceber a relação entre as variáveis e estimar os determinantes do IRS.
É espectável que todas as variáveis tenham uma forte relação com o IRS. O estudo pretende contribuir com novos conhecimentos à literatura existente e bem como auxiliar os decisores na formulação de políticas tributárias mais eficazes. Os resultados da nossa análise demonstraram que o PIB, o consumo privado, a inflação e a taxa marginal têm um impacto positivo na receita IRS, a troika não tem impacto siginificativo, visto que foi uma variável aleatória, enquanto que o desemprego tem um impacto negativo na receita do IRS.
Esperamos que os resultados obtidos neste estudo possam ser úteis, não apenas para os decisores da política tributaria portuguesa, como também para qualquer pessoa interessada em IRS, pois isso ajudará a compreender as principais variáveis determinantes do IRS e como as receitas do IRS em Portugal podem ser optimizadas.
Trabalho final de Mestrado