Aluno: Rui AndrÉ Oliveira Lopes
Resumo
Acredito que só com uma atitude proactiva, que procura e explora a inovação, se pode criar desenvolvimento económico e sustentável e reerguer Portugal neste tempo de crise que actualmente vivenciamos. Os países necessitam de empresas que criem valor, de organizações sólidas e dinâmicas, de produtividade efectiva, de criadores e empreendedores. As implementações de novas políticas de incentivo à criação de startups devem também ser acompanhadas à posteriori, de medidas específicas correctivas, com o objectivo de se manter a sustentabilidade das empresas.
Uma das questões com mais enfoque neste sector é a taxa de sobrevivência das startups após os 3 anos da sua existência. Estudos apontam no sentido de que seria desejável um aumento dessa taxa para cima dos 50% e um incremento da participação de adultos na criação de empresas, dos 4,5% actuais para os 9%, já atingidos em 2009. A concretização destes parâmetros percentuais, que está correlacionada com uma melhoria das aptidões técnicas e do aumento na transmissão do conhecimento dos próprios empreendedores, permitirá uma forte alavancagem na criação de negócios bem-sucedidos.
O LaunchRail nasce para resolver este problema. Projecto desenvolvido em equipa, visa essencialmente facilitar a comunicação entre empreendedores e mentores. Pretendemos promover de uma maneira inovadora a permuta de conhecimentos com custos reduzidos.
Em síntese, o LaunchRail ajuda startups a desenvolverem negócios e a gerar valor acrescentado para mentores e investidores de risco. Mas, acima de tudo, o LaunchRail é altamente rentável, como irei demonstrar neste trabalho.
Trabalho final de Mestrado