Aluno: Afarin Ahmadi Azari
Resumo
Este trabalho pretende determinar como as características das Empresas têm influência no consequente tratamento Fiscal, nomeadamente na taxa efetiva de imposto.
No nosso estudo, a Taxa Efetiva de Imposto (TEI) foi definida das 3 seguintes formas: TEI1 sendo um logaritmo do rendimento coletável dividido pelo GAI (Ganhos antes de Impostos), TEI2 sendo um logaritmo do rendimento coletável dividido pelo GAI normalizado e TEI3 como um algoritmo do montante pago em Impostos dividido pelo GAI normalizado.
A amostra é constituída por 450 Empresas Publicas de 18 países Europeus e de 8 diferentes sectores de atividade. Listadas no Stoxx Euro 600 no período de 2012 a 2018.
As variáveis independentes utilizadas foram a Dimensão da Empresa, a profitabilidade, a Alavancagem Financeira, a "intensidade de capital" e o Inventário, enquanto que as variáveis dependentes são as Taxas Efetivas de Imposto (TEI).
Os resultados mostram um sinal negativo para a Dimensão da Empresa,
Alavancagem Financeira, Capital Intensivo e Lucratividade. No entanto, mostram um resultado positivo na relação entre a percentagem de Inventário e a Taxa Efetiva de Imposto.
Trabalho final de Mestrado