Aluno: Marina Pereira Ruivo
Resumo
Os modelos internos de risco de crédito são uma ferramenta essencial na atividade de gestão das instituições bancárias. A dependência das instituições financeiras na utilização destes modelos e a credibilidade que lhes é depositada podem, em ambientes de grande instabilidade, gerar resultados enviesados. A avaliação do CreditVaR da carteira, utilizando um modelo de crédito como o CreditMetrics, é um exemplo disso.
O CreditMetrics, desenvolvido pela J.P.Morgan em 1997, avalia a distribuição das alterações do valor futuro da carteira com base na análise da migração da qualidade de crédito dos emitentes.
Este projeto pretende analisar os riscos que a variação dos principais parâmetros do modelo CreditMetrics ? matriz de transição de ratings, taxa de recuperação e correlação entre os ativos? tem sobre o risco de uma carteira de crédito real, pertencente a um banco de investimento português. Para além do impacto em termos da medida CreditVaR analisa-se, de forma mais abrangente, o impacto da variação desses parâmetros no valor esperado e na forma da própria distribuição de perdas da carteira.
Trabalho final de Mestrado