Aluno: Ricardo Miguel Marques Vidigal Da Silva
Resumo
Ao longo do quotidiano, os gestores de topo experienciam diferentes tipos de sentimentos e emoções, que podem ser refletidos no comportamento individual dos mesmos. Otimismo é um traço de personalidade que tem influência no comportamento individual e está associado às expectativas de resultados positivos. Mas poderá o otimismo estar associado ao desempenho da empresa? Dado que os gestores de topo lidam diariamente com um diferente número de tarefas e responsabilidades, é importante perceber o impacto do otimismo no desempenho da empresa.
Utilizando dados obtidos via um questionário direcionado aos gestores de topo das empresas portuguesas, e utilizando também medidas de desempenho percecionado e objectivo, os resultados sugerem que os gestores de topo otimistas sobrevalorizam a performance da empresa. Contudo, não foi apurada evidência estatística que permitisse concluir que a presença de otimismo nos gestores de topo influencia negativamente o desempenho real das empresas. Os resultados suportam a teoria que gestores de topo otimistas tendem a sobrevalorizar o desempenho da empresa e que uma medida de desempenho objetiva seria mais precisa.
Este estudo é relevante para todos os stakeholders uma vez que revela que a perceção do desempenho da empresa por parte dos gestores de topo pode ser diferente do desempenho real. Não obstante, o presente estudo contribui para a investigação acerca dos gestores de topo e sobre o papel central que as suas características individuais, como o otimismo, podem ter na mensuração dos resultados da empresa.
Trabalho final de Mestrado