Aluno: Kelly Alexandra Riquelme Galiana
Resumo
A competitividade tributária tem se mostrado cada vez mais importante devido à era da globalização e digitalização, que aumenta a mobilidade de capital das empresas. Conseqüentemente, os países precisam cada vez mais permanecer competitivos em termos de impostos. Este último levanta a questão de saber se isso tem uma influência positiva no desempenho econômico de um país.
Esta dissertação tem como objetivo sinalizar o impacto do sistema de tributação das empresas holandês em seu desempenho econômico durante o período de 1995 a 2018. Uma regressão OLS foi realizada para responder à principal questão de pesquisa; ?Os impostos corporativos holandeses afetam o desempenho econômico da Holanda?? Foi examinado o efeito de varias variáveis explicativas, como as taxas de imposto sobre as sociedades estatutárias, efetivas e implícitas, nas variáveis dependentes crescimento do PIB, IED líquido e GCF.
Os resultados empíricos do estudo apresentam a relação negativa e significativa entre as taxas de imposto sobre as sociedades efetivas e o crescimento do PIB, bem como a relação positiva e significativa entre as receitas fiscais das sociedades e o crescimento do PIB. Além disso, as taxas legais de imposto sobre as sociedades demonstram um impacto negativo e significativo no IDE líquido. A reforma tributária de 2007, usada como variável de controle, tem um impacto positivo e significativo sobre o IED líquido. A variável dependente GCF não revela significância relevante com as variáveis explicativas. Para examinar os resultados, pode-se concluir que, em certo grau, os impostos corporativos holandeses influenciam o desempenho econômico da Holanda.
Trabalho final de Mestrado