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ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN SENTIMENT OF RETAIL INVESTORS AND PERFORMANCE OF CHINESE STOCK MARKET

Aluno: Zhao Yongzhe


Resumo
Ao contrário dos mercados de ações em países desenvolvidos, os mercados de ações chineses são principalmente composto por investidores de varejo. O comportamento do investimento no varejo é suscetível a emoções, que pode afetar o desempenho dos mercados de ações. Ao estudar a relação entre o dois tipos de mercados de ações, os investidores de varejo podem aumentar sua consciência do risco e investimento racional e a regulamentação dos mercados de capitais chineses também podem ser desenvolvidos de forma mais científica e saudável. Neste artigo, o método de computação afetiva é usado para quantificar o sentimento dos investidores de varejo registrados na Bolsa de Valores de Xangai. Então, a série temporal de sentimento de varejo, o preço de fechamento dos Valores de Xangai Índice Composto e o volume total de negociação da Bolsa de Valores de Xangai são organizado para análise e avaliado por meio de três métodos de análise, o modelo VAR, Correlação de Pearson e TLCC. As conclusões tiradas deste estudo são as seguintes: (i) Não há relação causal entre o sentimento dos investidores de varejo e o fechamento preço do Shanghai Securities Composite Index. (ii) Existe uma relação causal entre o sentimento do investidor de varejo e o volume total de negociação das Ações de Xangai Troca. (Iii) Há uma influência de defasagem mútua e forte correlação entre o sentimento dos investidores de varejo e a taxa de mudança do Shanghai Securities Composite Índice.


Trabalho final de Mestrado