Aluno: Tatiana Delgado Barbosa
Resumo
O processo de avaliação de empresas desempenha um papel importante como ferramenta de gestão do negócio e de análise na tomada de decisões, uma vez que os gestores precisam considerar as possíveis alternativas existentes para agregar valor, como realização de novos investimentos, compra e venda de participações, fusões e privatizações.
O processo de avaliação consiste na estimativa do justo valor de uma empresa que tem como base métodos económico-financeiros que levam em consideração determinadas premissas e hipóteses comportamentais.
A teoria financeira de avaliação busca explicar como se chega a um intervalo de valores de uma empresa. Neste trabalho, são abordados os métodos de avaliação de empresas, nomeadamente, patrimonial, mercado e rendimento enfatizando as suas vantagens e desvantagens e posteriormente é feito um estudo de caso à EMPROFAC, empresa cabo-verdiana de capitais públicos, responsável pela comercialização e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos a todas as ilhas do país, aplicando o método de rendimento, mais concretamente o Fluxo de Caixa Livre ou Free Cash Flow.
Desde os anos 90, Cabo Verde tem levado a cabo um programa de reestruturação do Sector Empresarial do Estado, através de privatizações de empresas públicas e mistas, e a EMPROFAC por ser uma das empresas que ainda não foi objecto de privatização, entendemos ser pertinente a sua avaliação, de modo a dar a nossa contribuição na estimativa de um valor base para eventuais negociações.
Trabalho final de Mestrado