Aluno: LuÍs Maria Ferreira Pessoa Loureiro
Resumo
No contexto da discussão acerca da dívida pública dos países Europeus e da forma como estes buscam financiamento, alguns autores defendem a ideia de que o mercado secundário exerce uma pressão sobre o mercado primário perto da emissão de dívida pública primária, com o objectivo de exercer uma vantagem competitiva. A literatura acerca deste tema indica que o mercado secundário parece conter o comportamento do mercado primário antes de um leilão de dívida pública. O que significa que as yields no mercado secundário tendem a aumentar antes do leilão de dívida pública primária e tendem a diminuir depois do leilão.
De forma a compreender se este efeito ocorre em Portugal, é estudado o mercado de dívida pública portuguesa, perto da altura dos leilões de dívida pública primária, desde 2008 a 2017, através de uma análise de um evento de estudo. Esta análise é focada nas yields do mercado secundário, nas yields de referência do Banco Central Europeu e pela relação entre ambas através dos spreads entre as yields. Este tema é relevante, pelo facto que a literatura existente encontra este efeito em mercados de dívida pública soberana com maior liquidez, mas não em mercados com menos liquidez como o mercado de dívida pública portuguesa.
Finalmente, é mostrado que os preços das obrigações definidos no mercado primário de dívida pública portuguesa não parecem estar desalinhados com os preços das obrigações no mercado secundário.
Trabalho final de Mestrado