Search button

Growth and Internationalisation Strategy - Franchising of the Inditex Group

Aluno: LuÍs Filipe Soares Lopes


Resumo
Ao longo dos anos o franchising tem vindo a desempenhar um papel importante no crescimento das organizações. O principal objetivo desta dissertação é avaliar de que modo o franchising tem vindo a contribuir para o crescimento e internacionalização do grupo Inditex e de que forma a companhia seleciona os mercados e como determina a entrada nesses mercados. Nesta dissertação procedeu-se à análise de frequências do número de unidades entre 2002 e 2013 tendo em conta as diferentes marcas do grupo Inditex, as diferentes localizações geográficas e os diferentes tipos de exploração (lojas franchising em oposição a lojas próprias). Seguidamente, procedemos igualmente a uma análise financeira que nos parece indicar que não existe relação entre os indicadores financeiros e o tipo de exploração escolhida. A análise de frequências anteriormente mencionada permitiu-nos o desenvolvimento de um estudo de correlações onde são também tidas em conta variáveis económicas, políticas, legais e demográficas. Concluímos que há uma grande relação entre a localização e o tipo de exploração e uma relação não tão linear entre a localização e a marca. Além disso, concluímos que em países onde o poder de compra dos consumidores é mais baixo e/ou o rendimento é assimétrico, os contratos de franchising são mais comuns assim como em países com uma perceção mais elevada dos níveis de corrupção e uma política interna instável.


Trabalho final de Mestrado