Search button

Narcissistic Leaders and their effect on company performance: A study of the Portuguese case

Aluno: Ana Teresa Das Neves Filipe


Resumo
Narcisistas são indivíduos com excesso de amor-próprio, que gostam de ser reconhecidos pelos outros e que procuram constantemente chamar a atenção. Os Diretores Executivos das empresas (CEOs) possuidores deste traço de personalidade têm apetência pela grandiosidade e têm maior probabilidade de assumirem maiores riscos, ao mesmo tempo que auferem uma maior compensação pelo seu trabalho. Devido à grande influência exercida pelo CEO, é importante, tanto por razões académicas, como de recrutamento, estudar como é que os seus traços de personalidade podem afetar as empresas em que trabalham. Contudo, ainda não se chegou a um consenso sobre o efeito que os CEOs narcisistas podem ter na empresa e, principalmente, no desempenho da mesma. Para este estudo, usou-se uma amostra de CEOs de empresas registadas em Portugal, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário online. Para analisar a relação entre narcisismo e desempenho da empresa, este último foi medido com base numa escala subjetiva e de auto-perceção. Os resultados mostram que o narcisismo está positivamente associado com o desempenho, confirmando que os narcisistas tendem a dar à sua atuação uma avaliação elevada. Embora estes resultados sugiram vantagens associadas à contratação de CEOs narcisistas, a utilização de medidas objetivas de desempenho pode revelar-se necessária para alcançar resultados mais fiáveis.


Trabalho final de Mestrado