Aluno: Miguel Ângelo PatrÃo Coelho Bahuto FÉlix
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da crise económica e financeira atual no setor do Comércio por Grosso e a Retalho Alimentar em Portugal. Para alcançar este objetivo, foram consideradas a avaliação evolutiva do setor em termos de rentabilidade e de crescimento, assim como na reação á crise no âmbito empresarial.
A análise económica parte dos principais indicadores macroeconómicos e sua evolução, para apurar as principais características evolutivas do setor e as diferenças das mesmas comparativamente à economia portuguesa. Em termos da análise financeira das empresas, foram realizados testes estatísticos à estrutura do balanço e demonstração de resultados de modo a confirmar se houve uma alteração significativa nos mesmos. O intervalo temporal escolhido situou-se entre 2007 e 2009 de modo a captar as possíveis variações devidas à crise. Finalmente, através de duas regressões lineares estudaram-se também as variáveis que melhor explicam o comportamento do ROE e ROA das empresas do setor, apurandoos fatores determinantes na evolução da rentabilidade do comércio a retalho e por grosso do ramo alimentar.
Os resultados confirmaram que a estrutura financeira das empresas do setor do Comércio por Grosso e a Retalho Alimentar em Portugal é bastante sólida, não tendo sido afetadas pela crise, assim como os principais rácios económico e financeiros.
Trabalho final de Mestrado