Aluno: Filipe Amaral Anahory Villarinho Pereira
Resumo
Recentemente, algumas das maiores empresas da actualidade prepararam a colocação das suas acções no mercado. Destas, destacam-se as gigantes Facebook, Twitter e Alibaba. A propósito destes eventos, discute-se a hipótese de que os métodos de avaliação tradicionais não captam completamente o valor reconhecido às empresas que prestam serviços nas tecnologias de informação. Efectivamente, em alguns casos os preços de subscrição de capital de empresas nestas condições atingiram valores muito mais altos do que a avaliação inicial.
Entretanto, apesar das limitações impostas por um ciclo económico fraco e uma conjuntura financeira local adversa, a indústria portuguesa das tecnologias de informação tem contado com alguns casos de sucesso. Um desses casos é uma empresa que se dedica à prestação multinacional de serviços de software chamada Vortal - o objecto do nosso estudo.
No presente estudo, avaliamos a actual operação da Vortal em 34.5 M? com recurso à metodologia DCF e determinamos que o seu preço de mercado (quando comparado com outras empresas do sector) é significativamente superior, 41.7 M?. A diferença encontrada é explicada através da avaliação de uma opção (de compra) para expandir o negócio que reflecte o crescimento potencial da empresa e o seu Capital Social é estimado em cerca de 40.6 M?.
Trabalho final de Mestrado