Aluno: Ana Torre Do Valle De Arriaga E Cunha
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo empírico sobre cumulative prospect theory através do estudo da função de utilidade e a função de probabilidade distorcida.
Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura, que mostra que a função da utilidade é côncava no domínio dos ganhos, e quase linear no domínio das perdas.
Não só mostra que a função da probabilidade distorcida tem a forma de um "S" inverso tanto no domínio dos ganhos como no domínio das perdas. Também aborda o estudo de variáveis demográficas relacionando-as com os coeficientes das funções mencionadas anteriormente, concluindo assim que os homens estão mais dispostos a correr riscos do que as mulheres.
Por fim, através dos coeficientes calculados, foi possível aplicar os resultados ao mercado financeiro.
Primeiro criando uma ponte entre o coeficiente de loss aversion e a escala de DOSPERT, o que irá facilitar a determinação do carteira mais adequado para cada individuo.
Segundo, aplicando a cumulative prospect theory à modern portfolio theory para o mercado Português. Isto irá permitir que as instituições financeiras consigam determinar a carteira óptima do mercado, tendo em conta as probabilidades distorcidas.
Trabalho final de Mestrado