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The effects of automation on receivables management

Aluno: InÊs Diniz Morais


Resumo
A globalização criou a necessidade de gerir de forma eficiente as necessidades de fundo de maneio, mais especificamente nas suas contas a receber. As grandes empresas internacionais têm vindo a acompanhar esse processo e implementando soluções inovadoras para acompanhar essa transformação. Neste estudo, avaliamos os efeitos da automação (robotização) na gestão de contas a receber de uma empresa multinacional. Utilizamos dados para os principais mercados europeus entre fevereiro de 2019 e dezembro de 2020 e avaliamos o efeito da automação no tempo de processamento das ordens, ou seja, o tempo que é gasto no processamento das ordens de compra e a consistência dos outputs, ou seja, a consistência entre os outputs fornecidas pelos analistas de crédito e analistas de mercado. Verificámos que a implementação do robot reduziu, em geral, o tempo médio de processamento de pedidos, mas o maior impacto dessa automação foi para os mercados com maior grau de automação, com uma redução esperada no tempo médio de processamento de pedidos em, aproximadamente, 80% (ou 16 dias). Para os mercados com níveis de automação médio e baixo, a introdução da automação também foi favorável na redução do tempo médio de processamento de pedidos, mas não foi tão benéfica quanto para o grupo de mercados de alta automatização, uma vez que descobrimos que para os mercados com níveis médios de automação, a implementação do robot está associada a um aumento de, aproximadamente, 102% a 117% do tempo de processamento das ordens (aumento de 3 a 4 dias), em relação ao grupo de mercados com baixa automação. E também, constatamos que se espera uma diminuição do tempo de processamento das ordens em, aproximadamente, 65% (ou 16 dias, aproximadamente) se o pedido for analisado após a implantação do robot e solicitado por um mercado que pertencem ao grupo de mercados altamente automatizados, em comparação com os mercados com baixa automação. Concluímos que o grupo de mercados que mais beneficiou com a implementação do robot foram os mercados com níveis de automatização mais elevados, acompanhando pelos mercados com níveis de automatização baixos e, por último, o grupo de mercados com níveis de automatização médios. Verificámos que a consistência entre os outputs atribuídos pelos analistas de crédito e analistas de mercado aumentou com a implementação da automação e verificou-se uma correlação negativa entre o limite de crédito atribuído a cada cliente e se o pedido é solicitado por um cliente com acordos de pagamento aprovados.


Trabalho final de Mestrado