Aluno: Zhanna Kozhedubova
Resumo
Corporate Governance é um dos temas com maior interesse público pela importância demonstrada para a saúde económica das empresas e da sociedade em geral. A importância dele baseia-se principalmente pelo estabelecimento de regras que definem as relações entre os gestores, accionistas e membros de conselho de administração.
Esta tese tem como objetivo investigar a relação entre desempenho da empresa e corporate governance das 62 empresas espanholas selecionadas da Bolsa de Madrid no intervalo de tempo entre 2005 e 2012. Neste estudo foram usados três tipos de variáveis de desempenho, Financeiro (Retorno de Capital), de Mercado (Retorno das Acções) e Operacional (Retorno dos Ativos). Para o efeito utilizou-se um modelo de regressão linear com dados em painel.
No final deste estudo concluímos que variáveis de Corporate Governance tais como: concentração de accionista, número de membros no conselho de administração, número de membros independentes têm forte impacto sobre o desempenho da empresa.
Classificação JEL: G30, G34, O16.
Trabalho final de Mestrado