Aluno: GonÇalo Manuel Laureano Santos Dias Diogo
Resumo
Os estudos sobre a utilização de incentivos monetários na remuneração de gestores de pequenas e médias empresas portuguesas (PME) têm sido reduzidos, apesar da relevância destas empresas no contexto nacional ao nível de postos de trabalho e volume de negócios.
Assim, este estudo centra-se na análise de alguns factores associados à utilização de incentivos nas organizações. Desta forma, este trabalho analisa se factores como o desempenho das empresas e dos gestores, o género, a idade, a experiência profissional e a antiguidade na empresa desses mesmos gestores estão associados à utilização dos incentivos monetários. Os dados foram recolhidos através de um questionário efectuado para este efeito. A amostra é constituída por 716 CEO, CFO e outros participantes com responsabilidades ao nível do controlo de gestão das PME portuguesas.
Os resultados mostram que: i) uma maior percentagem de incentivos monetários está positivamente relacionada com o desempenho das organizações, ii) gestores do sexo feminino recebem uma maior percentagem de incentivos monetários, e iii) existe uma relação negativa entre a utilização de incentivos monetários e a escolaridade dos gestores.
Trabalho final de Mestrado