Aluno: Tiago Miguel Jacinto CrisÓstomo
Resumo
A temática do corporate governance remonta ao século XVIII. Apesar disso, só depois da crise financeira da década de 2000 que afectaram todo o sistema e das graves falências empresariais, o tema voltou à ribalta.
Este estudo revisita de forma abrangente a evolução das várias teorias da empresa à luz do desenvolvimento do corporate governance como ciência fundamental para promover e desenvolver a performance no meio empresarial. Para tal, foi analisado o efeito que as variáveis de corporate governance têm na performance das empresas do Reino Unido no período de 2005-2012. Foram considerados cinco mecanismos de controlo empresarial: controlo efectuado aos directores, controlo através da estrutura accionista, controlo interno efectuado pelos ?Committees?, atribuição do cargo de CEO e Chairman a pessoas distintas e controlo através de remuneração baseada na performance. A estrutura accionista, aliada à atribuição do cargo de CEO e Chairman a pessoas distintas e o controlo através da remuneração baseada na performance, revelaram-se os mecanismos mais significativos na resolução da equação performance ? governance.
Finalmente, e baseado na revisão de literatura e nos resultados obtidos, é possível afirmar que o corporate governance é um processo dinâmico no qual todos os intervenientes devem ser tidos em conta na prossecução do objectivo comum ? desenvolver um modelo de governance que seja sustentável e benéfico para a sociedade.
Trabalho final de Mestrado