Aluno: Carla Sofia Dias Vieira
Resumo
Resumo
A ausência de estudos de performance às Parcerias Público-Privadas, releva só por si motivo para a elaboração deste estudo. Ainda mais, porque é um tema onde a informação existente é relativamente recente e comporta por isso bastantes dúvidas sobre quais os melhores modelos a aplicar.
A questão de investigação abordada é a performance contabilística das Parcerias Público Privadas, especificamente as concessões ?sem custos para os utilizadores?. Os métodos utilizados para responder à questão são os métodos tradicionais e os métodos de criação de valor.
Os resultados obtidos em ambos os métodos evidenciam uma melhoria significativa, em particular nos últimos três anos analisados. Período em que o Estado iniciou os pagamentos às concessionárias. Conclui-se que neste tipo de parcerias, os intervenientes por vezes não partilham os riscos, como seria de esperar. Visto que, nem sempre o desenvolvimento alcança os objetivos pretendidos, esquecendo-se que uma Parceria Público-Privada envolve uma relação de troca entre o setor público e privado, onde os benefícios e responsabilidades de cada interveniente deveriam ser partilhados.
Trabalho final de Mestrado