Aluno: TomÁs Ferreira Martins Pereira Vicente
Resumo
Esta dissertação analisa o impacto da pandemia COVID-19 em dados regionais de transações em Portugal. Mais especificamente, o impacto regional é ponderado, assim como o impacto em diversas características dos municípios. Os dados usados são provenientes do INE, PORDATA e DGS e consideramos características económicas, demográficas e sociais em 278 concelhos de Portugal continental de 2015 a 2020. O método OLS de regressão é usado para efetuar a analise estatística.
Estudos anteriormente realizados sugerem um aumento das transações antes da pandemia, como forma de açambarcar, mas também sugerem que o consumo iria diminuir durante o período subsequente à declaração do estado de emergência.
Neste estudo analisamos três modelos distintos para compreender os três canais de transações: Levantamentos em ATM, pagamentos usando cartão português e pagamentos usando cartão estrangeiro. Testamos estes três modelos de forma a compreender os efeitos regionais causados pelo COVID-19.
Observamos que as regiões com maior número de pacientes infetados com COVID-19 têm um impacto negativo em todos os canais de transação e que os meses de verão fazem aumentar valor de transações dos três canais considerados. Controlamos também diversas outras características regionais como a demográficas, económicas e sociais.
Trabalho final de Mestrado