Aluno: Ana Helena Lopes Serralheiro
Resumo
Ao nível europeu, a coesão económica e social exprime a solidariedade entre os Estados-Membros e as regiões da União Europeia e concretiza-se através de diversas intervenções financeiras, nomeadamente as dos Fundos Estruturais e do Fundo de Coesão. São estes fundos que financiam o Quadro de Referência Estratégico Nacional que, por sua vez, apoia e distribui incentivos a vários Programas Operacionais. Nesse sentido, é o objectivo deste trabalho estudar a viabilidade económico-financeira de um projecto financiado pelo QREN.
No âmbito do estágio curricular realizado na Logica TI Portugal, uma multinacional presente no mercado das Tecnologias da Informação, foi possível acompanhar um dos projectos de Investigação e Desenvolvimento criados na empresa e apoiado pelo financiamento do QREN.
Com base nos pressupostos utilizados pela Logica TI Portugal e com base nos dados reais do projecto, conseguiu-se desenvolver uma análise de custos e proveitos e calcular o cash-flow do projecto e, posteriormente, analisá-lo do ponto de vista económico-financeiro, através de diversos métodos de avaliação de projectos. Por fim, conclui-se que o projecto é financeiramente inviável, tendo em conta todos os pressupostos definidos e tendo em consideração o financiamento do QREN.
Trabalho final de Mestrado