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Financial structured products in the Portuguese retail market: analysis of investor fitting and risk perception

Aluno: Beatriz Correia Monrroy Vilan


Resumo
Cada vez mais os investidores portugueses optam por investir em produtos estruturados que podem resultar em perdas de capital. Estes investidores individuais são atraídos pela publicidade de retornos elevados dos bancos portugueses que por sua vez têm vindo a reforçar a criatividade dos seus produtos transacionados. O principal objetivo deste projeto é responder à pergunta: Quão adequados e apropriados são os produtos estruturados para os investidores individuais? Para isso, inicialmente, é apresentada uma revisão da literatura sobre os produtos estruturados e de seguida, um foco no mercado de retalho. Paralelamente, uma amostra de base de dados (sobre os produtos estruturados disponíveis publicamente na banca portuguesa ? CMVM ? Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) foi preparada para definir os produtos mais comuns e as condições para realizar a avaliação. O objetivo deste trabalho é também debater as condições em que as decisões dos investidores individuais ? usando soluções complexas de investimento ? para além das suas capacidades de literacia financeira, podem originar um risco implícito que por sua vez pode afetar as suas expetativas na criação do seu ciclo de poupanças. Os resultados mostram os retornos esperados publicitados são improváveis de ocorrer, e apenas em condições muito específicas para alguns investidores avessos ao risco, é preferível obter exposição indireta ? usando os produtos estruturados ? em vez de deter os ativos de risco. Mas, para os investidores em geral, a utilidade esperada pode favorecer a exposição direta aos ativos subjacentes.


Trabalho final de Mestrado