Aluno: Carlos Ricardo De Freitas David
Resumo
A produção e consumo de vinho no Mundo tem sido bastante regular. Em Portugal, o sector vitivinícola tem uma longa tradição, estando sempre presente na vida dos portugueses, que são os maiores consumidores de vinho per capita do Mundo. Contudo, a tradição não impediu que o nível de interesse e a exigência do consumidor de vinho aumentasse ao longo do tempo. Essa exigência, juntamente com a dinamização das exportações de vinho, com o forte apoio do Estado Português mediante a atribuição de subsídios para requalificação das explorações agrícolas, potenciaram o aparecimento de novos players de mercado de maior dimensão e, sobretudo, de novos vinhos de qualidade mais elevada. Actualmente, Portugal é um dos maiores produtores e consumidores de vinho em volume do Mundo, sendo ainda o sexto país onde a exportação deste produto tem maior valor acrescentado.
Baseado no caso específico de uma empresa vitivinícola nacional, que tem como core business a produção, engarrafamento, comercialização e distribuição de vinho em Portugal, o presente trabalho tem os seguintes objectivos: (1) enquadrar e identificar o cenário competitivo da empresa e (2) efectuar uma análise de viabilidade de um projecto de investimento com base no cenário anteriormente identificado, utilizando como método de avaliação os Discounted Cash Flows. Serão usados os modelos FCFF, APV e FCFE de forma a apurar o valor actualizado líquido do projecto de investimento e será demonstrado que, mantendo um rácio debt-to-equity constante, o resultado da avaliação é igual usando qualquer dos modelos.
Trabalho final de Mestrado