Aluno: Joana Catarina De Sousa
Resumo
O narcisismo é um traço da personalidade que tem vindo a ser estudado ao longo do tempo. Os indivíduos narcisistas têm um maior sentido de direito em conjunto com uma necessidade de reconhecimento e admiração. Dado que se enquadram na imagem de líderes, tendem a ascender frequentemente a posições de topo. Mas será que os CEOs mais narcisistas têm um percurso diferente (quando comparados com os CEOs menos narcisistas? Apesar de vários estudos terem demonstrado que os CEOs mais narcisistas têm um determinado conjunto de características, por exemplo, a sua educação e confiança, até ao presente não há claras evidências de que essas características podem resultar em percursos distintos entre eles.
O objetivo desta dissertação é investigar o papel do narcisismo na ascensão ao topo. Para isso, os dados foram recolhidos utilizando um questionário online, sendo os CEOs das empresas em regime de sociedades anónimas o público alvo. O percurso dos CEOs mais narcisistas foi estudado com base num grupo de variáveis sociodemográficas como a idade, género, capacidades cognitivas, o primeiro emprego e o emprego no presente.
Os resultados mostram que os CEOs mais narcisistas têm percursos distintos na ascensão ao topo, tendo em conta as variáveis sociodemográficas.
Trabalho final de Mestrado