Aluno: InÊs Freitas Gomes
Resumo
Este estudo avalia as mudanças no empreendedorismo em Portugal. Mais especificamente, analisa as características dos fundadores e das start-ups que mudaram nas últimas três décadas (1980 , 1990 e 2000).
Para elucidar esta pesquisa , utilizamos dados portugueses , a partir de uma base de dados com informações acerca da empresa e do respetivo fundador.
Os empreendedores portugueses são predominantemente do sexo masculino, de meia-idade com menor nível de escolaridade .
Em termos de género , não houve diferenças significativas ao longo dos anos. O número de empreendedoras está a diminuir desde 1986 pois ainda são uma minoria na nossa amostra. O número de empreendedores jovens está a crescer desde 1986, mas a uma taxa decrescente a partir de 2000. Por último, assiste-se a uma diminuição no número de empreendedores com níveis de educação superior em Portugal. O número de start-ups fundadas por indivíduos com baixos nível de escolaridade está a aumentar desde 1986. Durante o período em análise , o nível médio de educação foi o que sofreu mais alterações. Até 2000, o número de empreendedores com um nível médio de educação aumentou e posteriormente diminui no último período.
Adicionalmente, verificámos que a dimensão das start-ups está a diminuir cada vez mais. Em termos de sobrevivência, a probabilidade das start-ups sobreviverem tem aumentado, especialmente no último período.
Trabalho final de Mestrado