Aluno: MÉlanie SÓnia Eiras
Resumo
Os diretores executivos (CEOs) são pessoas com poder nas decisões. Alguns CEOs são conhecidos como ?narcisistas?, o que significa que exibem grandiosidade, auto-admiração e obsessão pelo poder.
Esta dissertação estuda as características de um CEO narcisista. Para isso, analisámos algumas características dos CEOs, como idade, género, experiência profissional, escolaridade, estado civil, nível de rendimento e autoconfiança. Além disso, também investigámos algumas características das empresas que os CEOs lideram, como vendas, tamanho da empresa e ROA.
Para tal, recorreu-se a uma amostra de empresas portuguesas registadas, recolhendo os dados a partir de um questionário online.
Os resultados indicam que existem muitas características que diferem CEOs narcisistas de CEOs não narcisistas. Os nossos estudos demonstram que CEOs narcisistas são caracterizados por CEOs mais jovens, CEOs com menos anos de experiência profissional, indivíduos que se consideram autoconfiantes, género feminino também é mais narcisista do que o género masculino. Além disso, os CEOs narcisistas recebem menos do que os não narcisistas com um rendimento de até 20,000?, os indivíduos solteiros são mais narcisistas, seguidos por pessoas divorciadas e pessoas com apenas uma licenciatura são as mãos narcisistas em comparação com pessoas que têm mestrado ou doutoramento. Além disso, no que se refere às empresas, os resultados mostram que CEOs com alto nível de narcisismo tendem a liderar empresas com ROA mais baixo (menos de 10%), empresas de menor porte (vendas até 2,000,000? e funcionários até 10 pessoas).
Trabalho final de Mestrado