Aluno: Carla Cindy Mendes Gomes
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o efeito das variáveis macroeconómicas no índice de preço do mercado das ações da Alemanha e Portugal, empregando o modelo de regressão OLS e variáveis trimestrais de 2000(T1) a 2011(T4). O grupo das variáveis macroeconómicas é composta pelo PIB, índice de preço do consumidor, taxa de juro interna a longo prazo, taxa de câmbio, e pela percentagem do défice do governo, receita fiscal, capacidade líquida de financiamento da economia e da formação bruta do capital fixo, em relação ao PIB. Para além das variáveis previamente mencionadas, também consideramos como variáveis explicativas o índice da Dow Jones Industrial Average e a taxa de juro dos Estados Unidos de América a longo prazo.
Considerando as variáveis exógenas do modelo, deparamos que ambos os mercados considerados neste estudo são afetados positivamente pelo índice de Dow Jones e pela taxa de juro dos Estados Unidos a longo prazo, e negativamente afetados pela depreciação da taxa de câmbio. O retorno do mercado Alemã é positivamente afetado pelo aumento da taxa de juro interna. Em relação ao retorno do mercado Português, este é afetado positivamente pela taxa de crescimento do PIB e negativamente afetado pelo crescimento do índice de preço do consumidor.
No que concerne às implicações nas políticas adotadas pelas autoridades, no intuito de promover um mercado robusto, as autoridades devem gerir a taxa de juro, assegurar o crescimento económico, a apreciação da taxa de câmbio, uma baixa taxa de inflação e acompanhar o comportamento dos fatores externos.
Trabalho final de Mestrado