Search button

Exit Strategies of Start-ups

Aluno: Daniela Tavares Machado


Resumo
O objectivo deste estudo e inferir sobre os factores que conduzem a saida do mercado pelas start-ups, da perspectiva do individuo e da empresa. A literatura anterior tem-se apenas mais recentemente focado na saida como uma parte importante do ciclo economico e financeiro. No entanto, ha ainda um corpo estreito do pesquisa aplicado a pequenas empresas, ao contexto que integre fundador e start-up e a diferenciacao entre saida e morte ou falencia empresarial. Neste sentido, conduzimos uma analise multivariada para os diferentes acontecimentos: continuacao, liquidacao e venda, distinguindo entre saida voluntaria ou involuntaria de acordo com a performance da start-up, medida atraves do Altman s Z-Score. Inferimos sobre a influencia das caracteristicas do fundador e start-up no tipo de saida, usando dados financeiros de empresas e fundadores, que contem informacao unica e detalhada de 2004 a 2009. Os resultados obtidos indicam que a dimensao da start-up e equipa de fundadores, educacao do fundador, idade e genero masculino afectam positivamente a probabilidade de continuacao e venda e negativamente a de liquidacao. Os mais jovens fundadores tem mais probabilidade de abandonarem os seus empreendimentos enquanto os mais velho tem menores probabilidade de liquidacao. Consistente com literatura antecedente, as start-ups de maior tamanho e com fundadores com maior nivel de educacao tem menos probabilidade de se liquidarem.


Trabalho final de Mestrado