Aluno: Pedro Miguel Salvado Gaspar
Resumo
O Carrefour Group é “um dos líderes no retalho alimentar” e tem operações por todo o mundo com alguns elementos da cadeia de valor integrados, incluindo armazenamento e processamento alimentar. Em 2020, o Carrefour tinha um total de ativos no valor de €47.59 biliões, vendas de €70.72 biliões e uma capitalização bolsista de €11.47 biliões.
O grupo tem uma recomendação de investimento de Compra, com um preço alvo de €19.17/ação no final de 2022 contra o preço de fecho de €15.18/ação no dia 13 de Setembro de 2021, o que corresponde a um potencial de valorização de 26.3% considerando um nível médio de risco.
A razão para esta subvalorização está relacionada com um aviso de perda nos lucros em 2017 o que levou a uma queda no valor das ações de 27.4% entre Maio e Agosto e a troca de CEO. Desde então, houve acontecimentos menores que afastaram acionistas, mas administração do Carrefour estão confiantes nos resultados mais recentes e durante 2021 anunciaram dois programas de recompra de ações.
A indústria do retalho alimentar é considerada essencial, por isso em tempos de recessão ou crescimento económico, as alterações são moderadas. Também é uma indústria em estado de maturação por isso os competidores têm de seguir ou criar tendências para continuarem no mercado, e o Carrefour tem seguido essas tendências como o e-commerce onde o grupo ganhou um GMV de €2.3 biliões. Outra tendência são as preocupações de saúde que os consumidores têm e o Carrefour criou um plano para oferecer comida saudável, com qualidade e sustentável.
O Carrefour é uma empresa que, mesmo em tempo de prejuízo, sempre cumpriu os seus compromissos com os acionistas. Eles têm tido um crescimento lento e é esperado que os lucros aumentem 9.61% e os dividendos por ação 10.9%.
Trabalho final de Mestrado