Aluno: Ana Filipa RomÃo Pacheco
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar como os Free Cash Flows (FCF) e os custos de agência se relacionam e afetam o desempenho da empresa. Em particular, reexaminar a hipótese do FCF e a teoria da agência. Os dados utilizados nesta pesquisa são empresas cotadas em bolsa, da Zona Euro, para o período de 2009-2017. Este estudo contribui para a literatura existente, porque examina a relação entre FCF, custos de agência e desempenho da empresa sob três abordagens diferentes: através da análise da amostra global, do impacto da crise e, finalmente, através de testes de robustez, procurando relações não lineares.
Dada a falta de provas para a hipótese do FCF, este artigo defende que as empresas com maior FCF não mostram a presença de comportamentos prejudiciais por parte dos gestores e apresentam melhor desempenho, e a teoria de Pecking Order e o motivo de precaução permanecem válidos na justificação da acumulação de FCF. Ainda, durante uma crise financeira, as empresas com maior nível de liquidez apresentam um aumento no desempenho e valor.
Em relação aos custos de agência, as variáveis proxy mostram diferentes efeitos no desempenho da empresa.
Assim, este estudo apresenta uma investigação completa que nos oferece uma melhor compreensão da relação entre FCF, custos de agência e o desempenho da empresa.
Trabalho final de Mestrado