Aluno: Rasha Bahtiti
Resumo
Resumo
O objetivo deste estudo é determinar o efeito de algumas variáveis macroeconômicas selecionadas sobre o desempenho dos principais bancos comerciais nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). O período- alvo é aplicado para os anos entre 1998 e 2014.
Um grupo de variáveis macroeconômicas independentes (crescimento real do PIB, inflação e abertura comercial da economia) foi determinado para medir os seus efeitos sobre o desempenho dos principais bancos comerciais nos países do CCG, o que poderia ajudar na avaliação das áreas onde essas variáveis reforçam melhores desempenho dos bancos.
A principal conclusão deste estudo foi que nos principais países do CCG, o desempenho dos bancos comerciais é impulsionado principalmente pelo crescimento anual do PIB e pela abertura comercial da economia.
Alguns resultados concluídos no estudo não foram antecipados e foram explicados com base em determinadas situações nesses países que podem diferir dos outros. Em particular, ao contrario de que nos previmos, a inflação tem uma contribuição insignificante sobre o desempenho dos bancos na região.
Trabalho final de Mestrado