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Does a Public-Private Partnership Concession Award Affect Firm Value?

Aluno: JoÃo Miguel InÁcio Henriques Ferreira De Sousa


Resumo
Em Portugal, desde meados da década de noventa, as parcerias público-privadas emergiram como um importante mecanismo para superar a insfractructure gap em vários setores, tais como o rodoviário, o da saúde ou da educação. Até ao momento, poucos estudos foram realizados sobre a experiência portuguesa em relação a estas parcerias. Além disso, a maioria destes estudos incidiram preferencialmente na perspetiva do setor público e, por esse motivo, pouco se sabe sobre o impacto financeiro destas parcerias relativamente ao setor privado. O Estudo apresentado avalia o impacto da concessão de parcerias público-privadas na rentabilidade esperada das empresas participantes. Para realizar este estudo foi aplicada a metodologia de estudos de eventos. Este método permite analisar se existe um efeito anormal no retorno das ações, associado ao anúncio da atribuição da concessão, nas empresas participantes, com o propósito de avaliar se o envolvimento nestes projetos cria valor para essas empresas. Se for expectável que a rentabilidade, atual e futura, das empresas premiadas com as concessões venha a ser afetada, o preço das ações altera-se logo que mercado toma conhecimento da atribuição dessas concessões. Por esse motivo, os preços das ações são vistos como indicadores sólidos do valor de mercado de uma empresa. Os resultados obtidos sugerem que, em média, o impacto do anúncio destas concessões no retorno das ações é negativo e, por isso, estas parecem não acrescentar valor ás empresas.


Trabalho final de Mestrado