Aluno: Francisco Dinis Baltazar Canteiro
Resumo
Este estudo analisa a informação fornecida pelos relatórios financeiros e como os investidores podem ter alterado a informação que consideram relevante devido à crise de 2007-2009. Este acontecimento e a falência de várias empresas poderão ter levado à diminuição da confiança na informação fornecida nestes relatórios.
Foram analisados os retornos das ações e os relatórios financeiros de forma a concluir se a crise alterou os dados que os investidores consideram relevantes. Foram usados dois métodos (método direto e o método de avaliação inputs-to-equity) e variáveis consideradas relevantes em estudos e períodos anteriores (return on equity, return on assets, EBITDA, EBIT, Net Cash flow e Net Income). Adicionalmente, foi também incluída uma nova variável de responsabilidade social que ganhou relevância recentemente (Lins et al, 2016).
No primeiro método, os resultados revelaram o ROE como a medida contabilística preferida e o ROA como também sendo estatisticamente significativo. De acordo com o segundo método, os resultados obtidos anteriormente foram reforçados, sendo ambas medidas consideradas as mais relevantes. Adicionalmente, não foi encontrada evidência estatística de que a responsabilidade social corporativa tem efeito no retorno das ações no período subsequente à crise financeira.
Trabalho final de Mestrado