Aluno: Ana Raquel GonÇalves MendonÇa
Resumo
Foi há mais de 60 anos que foi inaugurada a primeira residência universitária em Portugal, e com o passar dos anos foram várias as residências construídas em todo o país para dar alojamento aos estudantes do ensino superior.
Actualmente, a procura de alojamento nestas residências tem vindo ao aumentar, muito por culpa da situação económica, mas também da mobilidade nacional e internacional dos estudantes, docentes e investigadores do ensino superior. Com este aumento dos pedidos de alojamento, a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), a qual pertence o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), não consegue dar resposta a todos os pedidos, e nesse sentido, o objectivo deste trabalho é estudar a viabilidade económico-financeira de uma residência de estudantes para o ISEG.
Com este objectivo, procedeu-se à análise de mercado de todas as residências universitárias do concelho de Lisboa, à procura da melhor localização para a construção da residência e à caracterização de todos os espaços e funcionamento da mesma. Elaborou-se ainda todos os mapas necessários à avaliação económica e financeira do projecto.
Por fim, conclui-se que, com base nos pressupostos definidos, a residência não é economicamente viável.
É de reforçar que, apesar de todos os esforços, não foi possível considerar qualquer financiamento do Estado, o que podia alterar as decisões de viabilidade do projecto.
Trabalho final de Mestrado