Aluno: Diogo Martins De Freitas
Resumo
O presente relatório de Equity Research tem por objectivo determinar o justo valor da fabricante italiana de supercarros de luxo, Ferrari. Nesse sentido, um preço-alvo para o final do ano de 2018 foi desenvolvido e posteriormente concretizado numa recomendação de investimento, tendo por base o processo de avaliação e o preço actual da acção.
A primeira etapa do processo de avaliação compreende uma breve análise macroeconómica da indústria em que a empresa se insere, seguida de uma análise operacional. Posteriormente segue-se um tratamento de dados financeiros fundamentais para o desenvolvimento do modelo de Discount Cash Flow (DCF) e para o modelo de avaliação relativa com em base em Múltiplos.
O modelo de Discount Cash Flow (DCF) deriva um preço por acção no final de 2018 de ? 121.21. Em contraste, a abordagem via múltiplos é ligeiramente mais conservadora, com um valor-alvo por acção de ? 115.36. Em 30 de Junho de 2018, o preço da acção em mercado foi fixado em ? 116.50, o que deixa espaço para um potencial de valorização de cerca de 4%, considerando o valor obtido através do modelo DCF. O rendimento futuro dos dividendos é esperado ser de 0.70%.
Desde o início do ano, o retorno anual da acção foi de 36%, juntamente com uma volatilidade anual de 31%, valores estes que podem ser explicados em certa medida pela ainda recente IPO e a consequente descoberta de preço pelo mercado.
Trabalho final de Mestrado